segunda-feira, 14 de julho de 2014

Nota de imprensa e de esclarecimento Resumo Casa do Hip Hop Sanca

Há cerca de 1 ano atrás, o movimento Hip Hop de São Carlos começou uma articulação no sentido de trabalhar um espaço físico para a implantação da Casa Hip Hop Sanca, Assim, iniciou se uma busca por espaços públicos sem uso e sem finalidade. Mapeamento feito, encontramos o centro comunitário Vera Lucia Pilla na Vila Irene (R: Bispo Dom Gastão S/N), espaço que há 10 anos está desocupado e que estava sendo usado para favorecimento do tráfico de drogas e prostituição, ou seja, em sentido contrário a função social dos bens públicos.

Buscamos o diálogo com o poder executivo local antes da nossa ocupação. Por considerar um projeto “grande demais para sua secretaria” (mesmo o projeto apresentado não tendo orçamento), a Secretaria de Cidadania e Assistência Social não dialogou. Conhecendo a realidade de abandono do equipamento público, decidimos então ocupá lo e ressignificá lo, trabalhando atividades culturais, educacionais e sociais, ligadas ao Hip Hop ou não.

Entramos no espaço abandonado já sabendo da deterioração do mesmo, sem portões, portas, janelas, instalações elétricas e hidráulicas, e mesmo com as limitações do espaço causadas por 10 anos de descaso, conseguimos implantar nosso projeto através de oficinas permanentes dos quatro elementos da cultura Hip Hop (DJ, MC, Grafitti e Break), além de uma horta comunitária, reforço escolar, cursinho preparatório para o ENEM, oficina de gestão de carreira artistica, oficina de fotografia, oficina de reciclagem e reaproveitamento de materiais, exibição de filmes (cines), saraus de literatura, e tantas outras atividades que acontecem desde então.

Buscamos desde o dia 26/04/14, data da nossa ocupação e onde fizemos um mutirão de limpeza no local, o diálogo com o poder executivo da cidade e a secretaria em questão. Protocolamos pedidos de reuniões e não fomos atendidos ou chamados para dialogar em momento algum.

Conseguimos duas moções de apoio dos vereadores da cidade através do uso da tribuna livre. Conseguimos o apoio de toda a imprensa local e da opinião pública da cidade, principalmente dos moradores do bairro onde a casa esta e também de orgãos de imprensa em outras localidades, entidades e pessoas de São Carlos nos louvando pelo trabalho de transformação social.

Recebemos a ordem de reintegração de posse em processo instaurado pelo Município, sem qualquer abertura de diálogo com a casa ou com membros do movimento. Nossa defesa judicial pedindo a suspensão da decisão liminar não foi aceita e ainda não teve seu julgamento final, assim como, o Agravo de Instrumento, interposto, perante o Tribunal de Justiça de São Paulo não foi provido pelo Desembargador Marcelo Semer. Diante desse quadro, em decisão coletiva, o Movimento decidiu deixar o espaço ocupado no dia 09/07/14 e passa a fiscalizar as reformas estruturais para o futuro Centro de Referência ao Idoso.

Acompanharemos diariamente a reforma para que o espaço não volte a ser o que foi por 10 anos na cidade.
A Casa do Hip Hop Sanca agradece a todos que colaboraram nesse processo. Saímos vitoriosos de um laboratório único de vivência coletiva e solidária.
As atividades continuarão, no momento espordicamente, até encontramos um novo espaço para o movimento.
o movimento hip hop de são carlos e a casa do hip hop de são carlos agradece a todos e todas que de alguma forma colaboraram com o projeto, nosso sonho não acabou ele só começou, nosso muito obrigado !!!
o hip hop salva !!!


Informações: Casa do Hip Hop Sanca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.