sábado, 30 de novembro de 2013

Projeto Guri abre 47 mil vagas para cursos gratuitos de música em todo o Estado (SP)

O Governo do Estado de São Paulo vai abrir inscrições para novos alunos nos cursos de música dos polos do Projeto Guri em todo o Estado. No total serão oferecidas 47 mil vagas, sendo 13 mil para as unidades da capital e Grande São Paulo, e as demais para interior e litoral. Na capital, o período de matrículas vai de 21 de janeiro a 18 de fevereiro, enquanto que nos polos do interior e litoral as inscrições poderão ser feitas de 28 de janeiro a 15 de fevereiro.

Os cursos são gratuitos e se destinam a crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos. Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de música nem realizar testes seletivos. Basta estar matriculado em qualquer instituição de ensino da rede pública ou particular. As aulas acontecem no contraturno escolar.

Os interessados poderão se inscrever em cursos de canto, violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio e percussão. Basta ir diretamente ao polo em que desejam estudar, acompanhados por pais ou responsáveis, levando RG (ou certidão de nascimento) e comprovante de matrícula escolar.

Os cursos estão divididos em duas categorias. A primeira, de iniciação, é destinada a crianças de 6 a 9 anos, com duração de dois anos e duas aulas semanais. Conhecer, tocar e construir instrumentos, cantar canções brasileiras e de outros países, ampliar a percepção auditiva e desenvolvimento rítmico-motor são alguns dos temas trabalhados com os alunos.

Já para as crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, o Guri oferece os cursos sequenciais, com até quatro aulas coletivas semanais ao longo de oito semestres. Além de estudar instrumentos específicos, neste programa os alunos têm aulas de canto coral, teoria musical e prática de conjunto.

O Projeto Guri é gerido pela Santa Marcelina Cultura na capital e pela Associação dos Amigos do Projeto Guri na capital, Organizações Sociais (OSs) qualificadas pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Sobre o Projeto Guri
Criado em 1995, o Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural.
É administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura.
Na capital e Região Metropolitana o projeto é gerido pela Santa Marcelina Cultura desde 2008. A OS é responsável pela administração de 46 polos com aproximadamente 14 mil Guris.
Os mais de 370 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com aproximadamente 35 mil guris, são dirigidos pela Associação de Amigos do Projeto Guri (AAPG).
A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

Capital
Matrículas de 21/1 a 18/2
Organização Social: Santa Marcelina Cultura
Diretor Artístico-Pedagógico: Paulo Zuben
Sede: Largo General Osório, 147 - Luz - São Paulo - SP
Fone: (11) 3585-9888
www.gurisantamarcelina.org.br

Interior e litoral
Matrículas de 28/01 a 15/02
Organização Social: Associação dos Amigos do Projeto Guri ­ AAPG
Diretora Executiva: Alessandra Costa
Sede: Avenida Francisco Matarazzo, 682 - Água Branca - São Paulo - SP
Fone: (11) 3874 - 3355
www.projetoguri.org.br

Fonte: Assessoria de imprensa - SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.