Se você anda pelas ruas de São Paulo,
com certeza já ouviu falar ou já viu alguma obra desse artista que assina como
Kobra.
Eduardo Kobra é um expoente da neovanguarda paulista. Seu talento emerge por
volta de 1987, na periferia de São Paulo, e logo e espalha pela cidade.
Seguindo os desdobramentos que a arte urbana ganhou em São Paulo, Kobra
convergeu – com o Studio Kobra, criado nos anos 1990 – para um muralismo
original, inspirado em diferentes artistas, especialmente pintores mexicanos, e
beneficiando-se de suas características de artista experimentador, bom
desenhista e hábil pintor realista. Nesse caminho, ele desenvolve o projeto
“Muros da memória” que busca transformar a paisagem urbana através da arte e
resgatar a memória da cidade. Síntese do seu modo peculiar de criar, por meio
do qual pinta mas também adere, interfere e sobrepõe cenas e personagens das
primeiras décadas do século XX, esse projeto é uma junção de nostalgia e
modernidade, resultando em pinturas cenográficas, algumas monumentais. Através
delas cria portais para saudosos momentos da cidade, o maior destes murais,
mede 1000 m2, foi realizado em 2009 na Avenida 23 de Maio, em comemoração ao
aniversário de São Paulo.
Kobra apresenta obras ricas em traço, luz e sombra.O resultado é uma
série de murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra. A
idéia é estabelecer uma comparação entre o ar romântico e o clima de nostalgia,
com a constante agitação característica dos grandes centros, como é São Paulo
hoje.
Paralelamente, Kobra realiza exposições dentro e fora do Brasil, além de
pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D
sobre pavimentos. O artista realizou na Praça Patriarca, no centro de São
Paulo, a primeira pintura em 3D sobre pavimento do Brasil. A técnica anamórfica
consiste em “enganar os olhos”, a pintura pode parecer distorcida em um certo
ângulo, mas, vista do ângulo correto, estipulado pelo artista ela se “torna”
3D, apresentando uma incrível variação de profundidade e realismo. O mais
recente projeto do artista, chamado “Green Pincel”, visa combater
artisticamente os vários tipos de agressões do homem a natureza e ao meio
ambiente.
Inquieto e irrefreável em suas buscas criativas, Kobra é hoje, um fenômeno
da arte brasileira da neovanguarda que “já” não se permite ignorar
Fonte: eduardokobra.com
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