quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Rappers, escritores e poetas estarão no Encontro Arte da Periferia

Durante o Flipoços 2013


Pelo terceiro ano consecutivo o Flipoços  2013 – Festival Literário de Poços de Caldas – abrigará o Encontro “Arte da Periferia”, com palestras e atividades envolvendo o hip-hop, literatura e artes visuais, no dia 30 de abril. O hip-hop reúne expressões oriundas das periferias, e seja por meio da dança, das artes plásticas ou da literatura, atrai o público, conquista e seduz por apresentar uma linguagem nova. Do encontro participarão escritores e protagonistas da cultura feita nas periferias do Brasil. A entrada será franca.
“Quando o hip-hop e a periferia encontram a literatura” é a primeira roda de conversa, trazendo como convidados o escritor Marcelino Freire, o rapper RAPadura, que mescla poesia, regionalismo nordestino e hip-hop em seu trabalho, além do escritor e ativista cultural Toni C., autor do romance O Hip-Hop Está Morto!. A mesa será mediada pelo rapper, poeta e geógrafo Renan Inquérito.
“A poesia feminina na literatura da periferia” é o tema da segunda mesa, com a participação de Elizandra Souza, que lançou recentemente o livro Águas da Cabaça, além da escritora e presidente da Frente Nacional de Mulheres do Hip-Hop (FNMH²), Lunna Rabetti, participante do projeto Perifeminas, um livro coletivo feito por 60 mulheres ligadas ao hip-hop em todo país. A terceira convidada é a cantora e poeta Lívia Cruz, autora do videoclipe “Não foi em vão”, inspirado em uma poesia de Elizandra Souza para debater a violência contra as mulheres.
A mediação será da jornalista e escritora Jéssica Balbino, que ajuda na curadoria e explica como surgiu a ideia: “A cultura hip-hop é uma crescente no país, assim como os escritores que pesquisam, falam, poetizam e reportam a cultura em sua totalidade, além de outros temas, também ligados ao hip-hop como periferia, crítica social, etc.
Os escritores da nova Literatura marginal tomaram a cena e começaram a ganhar as livrarias, as vitrines, as vendas, os saraus e  os eventos literários. O Flipoços sempre deu espaço a esta literatura, até por reconhecer a importância dela para a cena brasileira”

Serviço
Encontro Arte da Periferia
Mesa “Quando o hip-hop e a periferia encontram a literatura”Quando: 30 de abril às 14h
Onde: Teatro da Urca
Convidados: Marcelino Freire, RAPadura e Toni C.
Mediação: Renan Inquérito


Mesa “A poesia feminina na literatura da periferia”Quando: 30 de abril às 16h
Onde: Teatro da Urca
Convidados: Elizandra Souza, Lunna Rabetti e Lívia Cruz.
Mediação: Jéssica Balbino

SOBRE O FLIPOÇOS
A 8ª. Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Flipoços acontecem de 27 de abril a 5 de maio no Espaço Cultural da Urca – Praça Getúlio Vargas, Sn – centro. A visitação é gratuita e aberta ao público de 27 de abril a 04 de maio. Ingressos gratuitos a partir de 18 de março.  Informações na GSC Eventos (Ed. Manhattan, R. Prefeito Chagas, 305 sala 308 – Centro). O patrocínio é do Ministério da Cultura, Grupo DME e Mineração Curimbaba. Apoio cultural: Votorantim Metais, Cerâmica Togni e Auto Omnibus Circullare Poços de Caldas Ltda.
Fonte e Texto: audienciaetv.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.